Como retomar o hábito de leitura que você perdeu durante a pandemia

Oi, gente, tudo bem?!

No post de hoje vou falar um pouco sobre como podemos recuperar o hábito de leitura caso o tenhamos perdido durante a pandemia. O mesmo serve para se caso você o perdeu por conta de trabalho, estudos, correria, ok?!

1. Não comece do zero
Comece positivamente observando o quanto você já está lendo em sua vida, mesmo sem pensar a respeito. Mesmo que você não abra um livro há mais de um ano, lembre-se de que estamos em uma era de hiperletramento e nossos dias estão saturados de palavras. Você pode aproveitar isso.

Você provavelmente flexiona seus músculos da leitura o dia todo, sem se dar crédito por isso. Reconhecer isso é um passo para escolher um conteúdo diferente, se é isso que você deseja, ou simplesmente considerar como você se envolve com os textos que já leu (mesmo que tenham geralmente 280 caracteres ou menos).

2. Qualidade, não quantidade
Priorize a qualidade da atenção que você está prestando às palavras. Ler bem é a prática de observar com atenção e com uma perspectiva informada — não é tanto o que você lê, mas como o faz.

3. Perder a noção do tempo
Além de não manter uma contagem dos livros lidos, tente notar como o tempo gasto lendo é diferente. Muitas pessoas presumem que ler leva tempo, exatamente o que falta à maioria de nós. No entanto, há outro elemento temporal mais sutil na leitura que tem mais a ver com a experiência cognitiva do próprio texto.

Séculos podem passar em segundos e momentos podem se estender por eras. Jia Tolentino capta isso de forma brilhante em sua caracterização da leitura da obra de Margaret Atwood: “nada estava acontecendo, mas eu estava fascinada e com medo, como se alguém estivesse me mostrando a filmagem de um acidente de carro um quadro de cada vez”.

4. Seja oportunista
Você pode encontrar prazer em alguns breves momentos de leitura, e eles valem a pena pela experiência imersiva que trazem através do encontro com a linguagem, as imagens e as ideias. Não existe um ambiente ou local ideal para ler — faça-o sempre que puder e sempre que tiver algum tempo livre.

5. Conecte e assuma o controle
Escolha o que você lê e encontre maneiras de testar seus próprios textos para ajudar em sua pesquisa, em vez de depender de sites de recomendação. Esses sites geralmente não são tão objetivos quanto afirmam. Por exemplo, Goodreads, a rede social onde as pessoas podem compilar livros que leram ou gostariam de ler, bem como encontrar recomendações, é propriedade da gigante de vendas de livros Amazon.

6 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *