Conheça a diferença entre a prova de proficiência corporativa e acadêmica

Oi, gente, tudo bem?!

Como já expliquei nesse post o que é prova de proficiência, agora vou falar de forma mais especifica sobre esse assunto todo: a diferença entre a prova de proficiência corporativa e académica.

Prova de proficiência corporativa

No âmbito corporativo, as empresas estão realizando testes de proficiência para processo seletivo, promoções internas e acompanhamento de programas de idiomas, ou seja, se você possui um teste de proficiência, você brilha.

Portanto, a dominância da língua significa aperfeiçoamento profissional, que visa melhores colocações dentro de uma empresa, na busca por cargos de alto nível.

A necessidade do idioma se reflete principalmente nos salários. Segundo a 59º Pesquisa Salarial da Catho, a variação no salário de um diretor, supervisor ou coordenador pode ser de até 86% entre os que têm nível básico de inglês e os que são fluentes.

De acordo com um estudo da British Council, o primeiro passo das empresas para ultrapassar essa barreira da demanda de colaboradores bilíngues é avaliar o nível real de proficiência. 

Prova de proficiência acadêmico

No âmbito acadêmico, o foco é nos estudos. Para os que estão afim de intercâmbio, as universidades exigem os testes de proficiência como forma de ingressar ao curso escolhido.

Também vale para quem quer cursar mestrado, doutorado ou pós-doutorado no exterior. Serve como uma garantia de que o aluno poderá entender bem as aulas ministradas em outro idioma.

Mas não é só no exterior não. No Brasil, também há programas de mestrado e doutorado que exigem a proficiência do inglês como uma das habilidades exigidas pelo curso

Além disso, independente de qualquer área de estudo, a maioria das pesquisas e artigos importantes, estão em inglês. Isso vale, tanto para a área dos estudos, quanto para a área profissional.

E aí, já escolheu o melhor pra você?! Espero que tenha ajudado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *