Dicas para planejar a carreira em 2021 e alcançar metas profissionais

Olá, tudo bem com vocês?! Espero que sim! Hoje trouxe para vocês algumas dicas para alcançar metas profissionais neste ano de 2021! Vamos lá?!

Como saber se você está no caminho certo?

Ter metas “Smart” é essencial na hora de planejar o ano profissional. “Smart” é uma sigla formada a partir de algumas palavras em inglês. Cada meta deve ser:

Específica (specific)

Mensurável (mensurable)

Alcançável (achievable)

Relevante (relevant)

Temporal (time).

Isso significa que você precisa:

Ter uma meta muito específica para saber exatamente o que você quer alcançar. O que exatamente você quer atingir? Saber quais são os indicadores que irão mostrar quando você conseguir conquistar os objetivos definidos. Como você vai medir a sua conquista? O que irá provar que você está avançando?

Garantir que a sua meta é alcançável. Quais são os fatos e os dados que mostram que é possível atingir esse objetivo Ter claro qual é o propósito por trás das suas escolhas. Por que essa meta é relevante para você? Como ela vai impactar positivamente a sua vida, a vida das pessoas ao seu redor e da sociedade?

Definir um prazo para cada objetivo: Qual é o tempo que você vai estipular para atingir essa meta?

3 dicas práticas para planejar o ano profissional

Para te ajudar a planejar o ano profissional, Daniela (especialista em carreira) deu três dicas práticas:

1. Escreva o que você quer alcançar Pegue um caderno e responda a pergunta “O que eu quero para o meu ano profissional?” Durante algumas semanas, faça um diário de bordo, escrevendo tudo o que você fez durante o dia para atingir a meta. Essa é uma forma de se automotivar e se conhecer melhor

2. Visualize o que deseja Ao final do primeiro mês, leia tudo o que escreveu e observe quais são as coisas que se repetem. Selecione o que é realmente importante e faça um quadro com colagens ou desenhos do que foi escolhido. Eleja o que está mais ao seu alcance e trace os passos para essa conquista.

3. Tenha metas “Smart” Como você viu, as metas “Smart” são racionais e palpáveis. Se conseguir responder com clareza todas as variáveis apresentadas por elas, você vai saber exatamente o que precisa para traçar um plano de ação eficaz.

“Quando falamos de plano de carreira ou metas profissionais, vale a máxima ‘o que não pode ser medido não pode ser gerenciado’. É importante termos indicadores para saber se estamos mais perto da meta ou não”, disse Daniela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *