Universidades da Europa oferecem cursos grátis online

Se antes da pandemia os cursos online de universidades do exterior já eram uma ótima opção para ter contato com a metodologia de ensino de excelência internacional e, ainda, dar um up no currículo, com a quarentena, então, esse tipo de aprendizagem ganhou ainda mais projeção.

Veja opções de cursos oferecidos por algumas das mais prestigiadas universidades da Europa, de instituições de ensino superior que figuram entre as melhores do mundo. Confira

University College London, na Inglaterra

Fundada em 1826, a University College London é uma das universidades mais antigas do Reino Unido, Na página da UCL dedicada a cursos online, são 219 opções, divididas entre Desenvolvimento Profissional e Aprendizagem Pessoal.

Um desses cursos é o de Antropologia das Redes Sociais. Gratuito e com cinco semanas de duração, tem como proposta discutir as consequências das mídias digitais, a partir de uma análise comparativa e antropológica de seu uso em todo o mundo.

Imperial College London, na Inglaterra

O Imperial College London é referência mundial em ciência e tecnologia, tendo desenvolvido pesquisas de impacto ao longo de seus mais de 110 anos de existência. Tanto é verdade, que a instituição britânica está por trás de algumas das previsões mais bem embasadas sobre as taxas de disseminação e mortalidade da Covid-19.

O centro de excelência oferece 29 opções de cursos online de curta duração, oferecidos gratuitamente pelas plataformas edX e Coursera. Um desses cursos o “Ciência importa: vamos falar sobre Covid-19” desenvolvido por três professores do J-IDEA, o Instituto Abdul Latif Jameel para Análise de Doenças e Emergências. Ao longo de 16 horas, o aluno será capaz de aprender a rastrear tendências sobre a doença a partir de fontes confiáveis de informação, além de conhecer os principais fundamentos científicos de controle de surto baseados em evidências.

O instituto oferece, ainda, cursos online e gratuitos sobre temas como Mudanças Climáticas, Contabilidade, Pensamento Criativo, entre outros.

Universidade de Cambridge, na Inglaterra

A Universidade de Cambridge é a segunda mais antiga universidade em língua inglesa do mundo, atrás apenas de Oxford. Embora não tenha uma grade extensa de cursos online gratuitos, ter a experiência de algum deles no currículo significa ter uma formação rápida certificada pela mesma instituição pela qual passaram figuras emblemáticas como Isaac Newton e Charles Darwin.

Estão disponíveis oito opções de MOOCS (Massive Open Online Courses), além de um programa de oito meses sobre Escrita para a Indústria do Entretenimento

Há, ainda, cursos já ministrados em outras plataformas e formatos, como o de Adaptação às Mudanças Climáticas (em áudio) e Marxismo (via YouTube), sem a opção de certificação. Há, ainda, a prestigiada plataforma de Cambridge para quem quer aprender Inglês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *